Renúncia e remanejamento na Direção da FUEP

Saravá a todas e todos.

O Pai Anthony pediu o seu desligamento da presidência da Diretoria Executiva da FUEP, apresentando sua carta de renúncia no último dia 03/03. Justificou a decisão em função do estresse que está sujeito diariamente, profissionalmente está trabalhando em Ponta Grossa, assim tem que viajar todos os dias…aliado a isso tem as funções de dirigente da sua Gira nas sextas-feiras, além disso problemas de ordem particular que não nos cabe comentar. Nos resta, empaticamente, aceitar a sua renúncia e continuar com o desafio de representar dignamente os Umbandistas do nosso estado.

Assim, o Pai Anthony não responde mais pela FUEP, que nesse período até o dia 07/04/2020 será gerida por uma junta administrativa composta por 6 membros:
Pelo Conselho Deliberativo, o Pai Jimmy (Presidente do Conselho), Mãe Mara (Conselheira efetiva) e Paulão (Secretário do CD);
Pela Diretoria Executiva Mãe Adriana (Diretora de Ensino e Pesquisa), Pai Juliano (Vice-presidente da subsede Curitiba, RM e Litoral) e a Capitã Lilian (Diretora de Administração e Finanças).

Por certo os projetos e programas continuarão ativos e funcionando na sua plenitude, mas, precisamos do apoio, que os Umbandistas do nosso estado já tem nos dado, reforçado nesse período.

Agradecemos todo empenho demonstrado pelo Pai Anthony a frente da Diretoria Executiva da FUEP e rogamos a Oxalá, aos Orixás e Guias de Luz que o auxiliem no sentido de superar com a maior brevidade possível esse período de infortúnio.

Há algum tempo aprovamos no Conselho Deliberativo a substituição dos dirigentes eleitos em 2017 que não querem ou não podem participar mais ativamente da rotina de gestão da FUEP, e assim, já que será necessário realizar um remanejamento para cobrir a lacuna na presidência da Diretoria Executiva, vamos proceder a eleição complementar empossando novos dirigentes e substituindo os afastados.

Para o remanejamento no Conselho Deliberativo será seguido, prioritariamente,  o que preceitua o Estatuto Social, Capítulo X – Do Conselho Deliberativo, Art.23:

Parágrafo 1º – O Conselho Deliberativo é a garantia da salvaguarda dos valores morais e éticos, bem como da plena realização dos objetivos estatutários da FUEP, será composto pelos os associados mais antigos, que tenham efetiva participação e que detenham liderança, nas suas comunidades, conhecimento e notório saber, e, em caso de vacância por qualquer motivo, serão substituídos, exclusivamente, por indicação dos conselheiros titulares remanescentes, preferencialmente entre os conselheiros suplentes.

Para o remanejamento na Diretoria Executiva e reposição do cargo de presidente, será seguido, prioritariamente, o que preceitua o Estatuto Social, no Capítulo XI – Das Competências do Conselho Deliberativo:

Art. 24º – Compete ao Conselho Deliberativo da FUEP:

XVIII– Preencher os cargos em vacância dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, e da Diretoria Executiva, a qualquer tempo, ajustado ao que preceitua o caput do Art. 23°, e o seu Parágrafo 1°, conforme o caso, dando posse a associados que estejam em pleno exercício dos seus direitos associativos e deveres estatutários vigentes, para complementação do mandato em curso;

É notório que as associações sem fins lucrativos (como a FUEP) dependem de dedicação voluntária e assim, sofrem esvaziamento no decorrer dos mandatos, é normal e é um fenômeno que não ocorre somente no Brasil, é mundial. Assim, de tempos em tempos é necessário oxigenar a direção com novos dirigentes que tragam novas ideias e proponham novos desafios.

Para não causar qualquer desgaste com os membros dos atuais Conselhos Deliberativo e Fiscal e Diretoria Executiva, foi aprovada a seguinte deliberação:

– Convocar os dirigentes eleitos em 2017 para uma reunião geral no dia 07/04/2020.

– Solicitar resposta de cada um(a) com relação a sua permanência ou não nos cargos para os quais foram eleitos até 06/04/2020.

– Aqueles que não responderem ao e-mail comunicando a sua decisão ou não comparecerem á reunião geral do dia 07/04/2020 serão substituídos em conformidade com as normas estatutárias.

– Para substituir os cargos em vacância convidar os novos dirigentes/associados para participar e fortalecer a direção da FUEP.

Saravá Pai Anthony! Saravá a FUEP! Saravá a Umbanda!

Conselho Deliberativo da FUEP-03/03/2020.

share