Renúncia e remanejamento na Direção da FUEP

Saravá a todas e todos.

O Pai Anthony solicitou o seu desligamento da presidência da Diretoria Executiva da FUEP, apresentando sua carta de renúncia no dia 03/03. Justificou a decisão em função do estresse que está sujeito diariamente: profissionalmente está trabalhando em Ponta Grossa, assim tem que viajar todos os dias; aliado a isso tem o compromisso com as funções de dirigente de sua gira nas sextas feiras; e, além disso, por problemas de ordem particular que não nos cabe comentar. Nos resta, empaticamente, aceitar sua renúncia e continuar com o desafio de exibir dignamente os umbandistas do nosso estado.

Assim, o Pai Anthony não responde mais pela FUEP, que nesse período até o dia 07/04/2020 será gerido por uma junta administrativa composta por 6 membros:
Pelo Conselho Deliberativo: Pai Jimmy (Presidente do Conselho), Mãe Mara (Conselheira efetiva) e Paulão (Secretário do CD);
Pela Diretoria Executiva: Mãe Adriana (Diretora de Ensino e Pesquisa), Pai Juliano (Vice-Presidente da Subsede Curitiba, RM e Litoral) e pela Capitã Lilian (Diretora de Administração e Finanças).

Por certo, os projetos e programas continuarão ativos e executados em sua plenitude, mas precisam de apoio, que os Umbandistas do nosso estado já têm dado, que deve ser reforçado nesse período.

Agradecemos todo o trabalho demonstrado pelo Pai Anthony em frente à Diretoria Executiva da FUEP, rogando a Oxalá, aos Orixás e Guias de Luz que o auxiliem no sentido de superar com uma maior brevidade possível esse período de infortúnio.

Há algum tempo foi aprovado no Conselho Deliberativo iniciativa para substituir os dirigentes eleitos em 2017 que não querem ou não podem participar mais ativamente da rotina de gestão da FUEP, e, portanto, já que será necessário realizar um remanejamento para cobrir uma lacuna na presidência da Diretoria Executiva, vamos proceder a uma eleição complementar, apresentando novos dirigentes e substituindo os afastados.

Para o remanejamento no Conselho Deliberativo seguirá, prioritariamente, o que é o Estatuto Social, Capítulo X – Conselho Deliberativo, Art.23:

Parágrafo 1º – O Conselho Deliberativo é uma garantia de salvaguarda de valores morais e éticos, bem como da plena realização dos objetivos estatutários da FUEP, será composto pelos associados mais antigos, por efetivas participações e detenção de liderança, nas suas comunidades, conhecimento e saber, e, em caso de vacância por qualquer motivo, serão substituídos, exclusivamente, por indicação dos conselheiros titulares remanescentes, preferencialmente entre os conselheiros suplentes.

Para o remanejamento na Diretoria Executiva e substituição do cargo do presidente, será seguido, prioritariamente, o que preceitua  o Estatuto Social, no Capítulo XI – Das Competências do Conselho Deliberativo:

Arte. 24º – Compete ao Conselho Deliberativo da FUEP:

XVIII – Preencher as cargas em vacância dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, e da Diretoria Executiva, a qualquer tempo, ajustado ao que é o art. 23 °, e o seu Parágrafo 1 °, conforme o caso, dando posse a associados que tenham direito a exercer seus direitos associados e deveres estatutários vigentes, para complementação de mandato em curso;

É notório que as entidades sem fins lucrativos (como a FUEP) dependem da dedicação voluntária e, portanto, são esvaziadas no decorrer dos mandatos, é normal e é um fenômeno que não ocorre somente no Brasil, é mundial. Assim, de tempos em tempos são necessários remanejamentos e provimentos, para empossar novos dirigentes, que tragam novas idéias e proponham novos desafios.

Para não causar qualquer desgaste com os membros dos atuais Conselhos Deliberativo e Fiscal e Diretoria Executiva, foi aprovada a seguinte deliberação:

– Convocar os dirigentes eleitos em 2017 para uma reunião geral no dia 04/04/2020.

– Solicitar resposta de cada um (a) com relação à sua permanência ou não nas cargas para os quais foram eleitos até 06/04/2020.

– Aqueles que não responderem ao email comunicando sua decisão ou não comparecendo a reunião geral do dia 07/04/2020 serão substituídos em conformidade com as normas estatutárias.

– Para substituir os cargos em vacância, convidar os novos dirigentes/associados para participar e fortalecer a direção da FUEP.

Saravá Pai Anthony! Saravá a FUEP! Saravá em Umbanda!

Conselho Deliberativo da FUEP-03/03/2020.

share