FUEP eleições 2021: a palavra da presidente eleito: Pai Eraldo Martins Torres

Senhores(as);
Muito antes de tomar posse tenho um olhar cauteloso e peculiar junto a missão que este cargo traz, onde a diversidade no território brasileiro deve ser respeitada acima de tudo conforme constituição de 1988.
“Artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.”
Sobre toda via recebo essa missão com dever de representar cultural, institucional, política e socialmente os Povos e as Comunidades Tradicionais Afro-brasileiras, indígenas e outros povos tradicionais onde atue, seus dirigentes, frequentadores, simpatizantes e as comunidades por eles constituídas, dando-lhes visibilidade, buscando a sua integração plena a sociedade brasileira.
Nesta gestão 2021 – 2025, que fui eleito para dar continuidade a história e o princípio desta Federação e com o apoio dos filiados estarei em busca do sucesso ainda maior da Fuep como entidade representativa.
A igualdade e a democracia da Umbanda vêm sendo construída no decorrer da história onde os enfrentamentos contra o preconceito e a criminalização contra a diversidade na forma de cultuar o sagrado onde a luta de tantos até o presente momento sempre será ato de encorajamento a não nos esmorecermos jamais “porque filho de umbanda balança mais não cai”, onde o balanço é para nos dar impulso rumo ao crescimento da nossa fé.
Nossa motivação e compromisso é persistir com determinação a representatividade dos adeptos de Umbanda aqui federados, tendo em vista que nesta gestão, em especial, temos maior parceria com nossos vice-presidentes em cada cantinho do nosso estado.
Somente com parceria, união e coragem para o enfrentamento, podemos avançar, quiçá superar tantas dificuldades relacionadas ao racismo religioso e ao preconceito arraigado em nossa sociedade contra a nossa religião, que buscaremos juntos pelo melhor caminho para todas e todos.
O fortalecimento das religiões de matriz africana esta como base do sucesso da Fuep unindo ainda mais o povo umbandista na busca dos direitos constitucionais já implementados como leis buscando por nova ferramentas legais em nossa defesa.
O acreditar nos orixás fará com que nossas escolhas sejam de maneira cautelosa em busca do êxito.
Por fim, agraço a confiança incumbida frente a esta federação, o meu muito obrigado pelo carinho que sempre nos fortalecera forjado-nos na fé de estamos sempre sendo “Umbandistas de carteirinha”.
Juntos somos mais fortes, Ubuntu!

Compartilhar