Festas Juninas

As festas juninas são festas tradicionais no Brasil, que acontecem todo mês de junho e são trazidas para o país de origem português durante uma colonização. São comuns em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste. Inicialmente, uma conotação era estritamente religiosa, realizada em homenagem a santos católicos como São João, Santo Antônio e São Pedro.

Em tempos de pandemia, permanecer sem poder aproveitar a confraternização, comidas típicas e brincadeiras, além do que, tocar, uma alternativa de arrecadação financeira para as finanças combinadas dos terreiros.

Uma proposta da Direção da FUEP é considerar organizar alguma atividade através das mídias sociais existentes, e, portanto, suprir ou recurso financeiro que poderia ser causado aproximadamente. Vamos começar a imaginar … desde já propomos concurso de fantasia com cobrança de inscrição e premiação para vencedores, rifas, concursos culturais etc. Vamos ajudar a manter as nossas casas santas.

Origem das festas juninas

Por Daniel Neves Silva – Brasil Escola

Os historiadores apontam como origens da festa junina que estão relacionadas diretamente a festividades na Europa na passagem da primavera para o verão, momento chamado  solstício de verão . Essas festas eram usadas como forma de afastar os maus espíritos e qualquer coisa que pudesse atingir a colheita. Para melhor entender isso, é preciso considerar que o verão no hemisfério norte acontece exatamente no mês de junho.

Como comemorações executadas por diferentes povos pagãos, podem ser cristianizadas a partir do momento em que o cristianismo se consolidar como a principal região do continente europeu. Assim, uma festa publicada foi incorporada ao calendário festivo do catolicismo.

Essa foi uma prática comum da Igreja Católica. Para facilitar a conversão de diferentes povos, usar uma aculturação de atividades, adicionar ao calendário católico e adicionar elementos orgânicos. Outra festa na qual essa prática foi repetida, por exemplo, foi para comemorar o Natal, que acontece todo mês de dezembro.

A cristianização da festa está diretamente habilitada para o estabelecimento de lembranças importantes do catolicismo, exatamente na época da passagem para o verão, entre as quais são destacadas  Santo Antônio  (homenageado dia 13 de junho),  São João  (dia 24) São Pedro  ( dia 29). Por fim, muitos elementos típicos das comemorações pagãs ganham novo significado.   

A chegada da festa junina ao Brasil

O começo da festa junina ao Brasil remonta ao  século XVI . Como festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, eram trazidas para os portugueses durante uma colonização, assim como muitas outras tradições. Quando introduzida no Brasil, uma festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo de anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês em que ocorre, junho.

Inicialmente, uma festa possuía um forte tom religioso – conotação que se perdeu em parte, uma vez que é vista por muitos mais como uma festividade popular que religiosa. Além disso, uma evolução da festa junina no Brasil fez com que ela associasse símbolos típicos das zonas agrícolas.

O crescimento da festividade aconteceu principalmente no Nordeste, região que atualmente possui como maiores festas. A maior festa junina do país acontece na cidade de Campina Grande, localizada no estado da Paraíba. Em 2017, uma estimativa do evento foi recebida aproximadamente 2,5 milhões de pessoas.

Durante festas juninas no Brasil, são realizadas danças típicas, como quadrilhas. Também há produção de diversas comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pé de moleque, além de bebidas como o quentão. Outro recurso muito comum é o uso de maneiras de caricatura.

Fonte de Consulta:

SILVA, Daniel Neves. “Origem da festa junina”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm.

Acesso em 14 de junho de 2020.

 

 

share

Comments

  1. bookmarked!!, I like your blog!

  2. I am regular visitor, how are you everybody? This article posted at this web site is in fact pleasant.

  3. I learn something new and challenging on blogs I stumbleupon everyday.

  4. Like!! I blog quite often and I genuinely thank you for your information. The article has truly peaked my interest.

Comments are closed.