Comunicado Oficial da FUEP – Pandemia – Coronavírus

Comunicado Oficial da FUEP – Federação Umbandista do Estado do Paraná sobre o funcionamento dos Terreiros de Umbanda

Diante das medidas restritivas que visam conter o contágio acelerado da Covid 19, o coronavírus, a Federação Umbandista do Estado do Paraná (FUEP),  baseada no bom senso e aderente aos recentes decretos baixados pela Prefeitura Municipal de Curitiba, pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal, ORIENTA PELA SUSPENSÃO DE TODA E QUALQUER ATIVIDADE COLETIVA NOS TERREIROS DE UMBANDA DO NOSSO ESTADO A PARTIR DESTA DATA, mesmo tendo claro que a decisão final cabe, exclusivamente, ao (a) Dirigente, Pai ou Mãe de Santo.

Para que os Terreiros não sejam integralmente paralisados, o que poderia trazer certo desânimo ás correntes mediúnicas orienta-se para a utilização das mídias sociais (facebook, instagram, whatsapp etc.) encaminhando doutrinas, esclarecimentos e sugestões de leitura, que servem de apoio ao desenvolvimento mediúnico, e na medida do possível, orientar-se nas novas decisões oficiais que surgirem não dando atenção ás famigeradas “fakenews” que só servem para desorientar o Povo de Santo e a população em geral.

O fechamento dos Terreiros beneficiará a todas e todos, trazendo mais segurança aos Dirigentes, Médiuns e Assistidos, bem como à população, haja vista que milhares de pessoas deixarão de circular nas cidades, reduzindo significativamente a transmissão do coronavírus.

O momento é grave e exige a conscientização e reflexão de todas e todos, pois quanto antes superarmos esse desafio, antes retornaremos e com maior força às nossas atividades religiosas.

Que nos valha o nosso Pai Oxalá, os Orixás e os Guias de Luz!

Curitiba, PR 20 de março de 2020.

Conselhos Deliberativo e Fiscal e Diretoria Executiva – Gestão 2017/2021