Afoxé 2020

Afoxé é uma manifestação popular de origem africana, que no ritmo do ijexá faz a purificação da avenida onde a seguir desfilarão as escolas de samba. Afoxé significa o poder da palavra! A abertura dos caminhos para que as escolas de samba possam passar em harmonia! Cada vez mais precisamos nos fortalecer e fortalecer a cultura do Afoxé em Curitiba!

O Afoxé é preservado pelos fiéis Candomblecistas de todo o Brasil e por isso muitas vezes é considerado um Candomblé de rua. Carregado de influência religiosa, é um cortejo que faz parte do carnaval, mas não deve ser confundido com um bloco carnavalesco.

Antes de começar é entregue o “padê de Exu”, uma oferenda para que o desfile ocorra sem sobressaltos e logo depois desse ritual, o Afoxé inicia o seu cortejo.

As músicas são cantadas por todos os participantes, de forma harmoniosa, na língua iorubá e os principais instrumentos são o afoxé, os atabaques e o agogô.

Os nosso irmãos candomblecistas que mantém o desfile todos esses anos estão convidando os Umbandistas para juntos realizarem um desfile memorável. Veja abaixo:

#QuemÉdeAxéVemProAfoxé!

O nosso tradicional desfile de abertura do carnaval, mostrando a beleza das religiões de matrizes africanas – nossas umbandas e candomblés. E novamente, no mesmo dia, pouco depois, desfilamos em uma ala da Escola de Samba Imperatriz da Liberdade, que vem com o enredo “Não quero intolerância na minha fé, eu quero respeito, porque bato no peito e assumo que sou do axé!” denunciando a violência da intolerância religiosa.

Em memória de todos os nossos irmãos e irmãs que morreram ou foram vítimas de ataques, seremos centenas cantando juntos, mostrando união, respeito, beleza e alegria – clamando por justiça – para mostrar que o nosso povo tem axé!

Vamos ensaiar, nos preparar e fazer bonito!

ENSAIOS NO QUINTAL DA MARIA

Às terças-feiras, dias 04, 11 e 18/02/2020

Horário: das 19h às 21h.

Local: Quintal da Maria – Endereço: Rua Jaime Reis, 366

 

AULAS PARA INICIANTES – AGOGÔ, ATABAQUE E XEQUERÊ

Às terças-feiras, dias 04, 11 e 18/02/2020

Horário: das 17h às 18h30.

Local: Quintal da Maria – Endereço: Rua Jaime Reis, 366

 

Compartilhar

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *