↑ Retornar para Palavra do presidente

Mensagem de final de ano – 2015

Por Paulo Tharcicio Motta Vieira

Saravá Dirigentes, Médiuns e Simpatizantes dos Terreiros do Estado do Paraná

Retomamos a campanha de associação “Sou Umbandista de Carteirinha”, uma vez que entendemos que a FUEP necessita de recursos para a sua manutenção e realização das atividades de representação.

Como a chácara não surtiu o resultado esperado, transformando-se num sorvedouro de recursos, após a discussão e aprovação do Conselho Deliberativo, em ago/2015, resolveu-se por vendê-la e com o recurso adquirir uma sala comercial que servirá como sede administrativa da FUEP em Curitiba.

No mesmo sentido, a partir do ano que vem, as atividades realizadas pela FUEP deixarão de ser gratuitas, de tal forma que consigamos recursos para a sustentação econômico-financeira. Apenas os associados, em dia com as anuidades, terão gratuidade garantida, será montada tesouraria em todos os eventos para que se possa receber a anuidade, aproveitando a frequência dos associados na atividade. É bom frisar que somente poderá exercer na plenitude os seus direitos e deveres o associado que tiver regularizada a sua situação junto à tesouraria da Federação.

Com a reforma estatutária proposta pela Diretoria Executiva, e já aprovada pelo Conselho Deliberativo deu-se a devida abertura para associação dos Terreiros, Dirigentes. Médiuns e Simpatizantes, http://fuep.org.br/sobre/estatuto-social/ reconhecendo a diversidade existente na Umbanda, além do projeto de interiorização, também aprovado na reunião do Conselho Deliberativo que já está em http://fuep.org.br/sobre/regimento-interno-2/ franco desenvolvimento, tendo vice-presidências estabelecidas em Fazenda Rio Grande, Londrina, Palmas e Ponta Grossa, além de conversas já iniciadas em Irati e Marialva.

Além disso, em 2016 iniciaremos o projeto “Umbanda no Século XXI, perspectivas e desafios” http://umbandaseculo21.blogspot.com.br/p/proposta-editorial.html, com o objetivo de formar em curto prazo um repositório de informações sobre a Umbanda, que possa servir como base de estudos para Dirigentes, Médiuns e Simpatizantes, bem como para toda a sociedade.

Assim, gostaria imensamente que vocês lessem atentamente a proposta editorial e a apresentação para que possamos imediatamente começar a publicar os textos e artigos. Gostaríamos de ter todos vocês produzindo textos para o entendimento da Umbanda, das suas liturgias e rituais e das suas raízes.

Já se encontra publicado o dossiê “Política X Religião” (http://umbandaseculo21.blogspot.com.br/p/dossie-politica-x-religiao.html), extremamente oportuno, uma vez que no ano de 2016 teremos eleições municipais, e acreditamos, que precisamos ter os nossos representantes eleitos nas Câmaras Municipais.

Outro projeto importante é de preservar documentalmente a história da Umbanda do Paraná, entrevistando e registrando através de audiovisual os depoimentos dos dirigentes e médiuns mais antigos, que ajudem a escrever a história da Umbanda em nosso estado.

Passo a passo para associação:

Dirigentes, Médiuns e Simpatizantes

– Preencha a Ficha de Associação em anexo;

– Faça o depósito da anuidade (R$ 20,00*) em conta-corrente da FUEP, Banco do Brasil (001), Ag. 1244-0, conta corrente 46.000-1

*A proposta que vamos apresentar para o Conselho Deliberativo é de R$ 30,00 para a anuidade em 2016, uma vez que não sofre aumento desde abr/2009 e o INPC acumulado até out/2015 é de 52,72 %.

**Você que já é associado, deposite a sua anuidade de 2015 e veja se você já está com a carteirinha vencida, nesse caso solicite a feitura da nova, que não tem data de vencimento.

– Encaminhe a Ficha de Associação devidamente preenchida e a comunicação da data do depósito para verificação e quitação da anuidade (umbanda.parana@gmail.com),

– O envio da carteira de associado será em aproximadamente 15 dias, nos terreiros de Curitiba ou pelo correio.

Por oportuno, gostaríamos de pedir para que você auxilie a FUEP na campanha “Sou Umbandista de Carteirinha”, pois é importante fortalecermos a Federação, e quanto mais associados, participando ativamente, mais forte ela será.
Para nós, a sua participação é muito importante, gostaríamos de tê-lo como associado da FUEP, assim não deixe de pôr em dia a sua anuidade e atender à solicitação de angariar mais associados.

Um grande abraço e muito Axé.

Paulo Vieira

Presidente da Diretoria Executiva da FUEP

Gestão 2013/2017