↑ Retornar para Palavra do presidente

Feliz Natal e Excelente Ano Novo – 2014

Por Paulo Tharcicio Motta Vieira

Chegamos ao final de 2014, contabilizando mais algumas vitórias para a Umbanda, que nesse ano completou o seu 106° aniversário, e para os Umbandistas. Entretanto, não podemos deixar de notar que a Direção da FUEP sofreu certo esvaziamento, fruto das atribuições pessoais e/ou profissionais dos membros da direção ou ainda por afastamento opcional.

Assim, não conseguimos realizar o seminário, programado para todo 1° semestre, embora não tenhamos medido esforços para tanto.

Em contrapartida, tivemos um ano cheio de atividades no campo institucional; nesse sentido, participamos ativamente das ações do CONPAZ/PR, assumindo a frente de várias atividades organizadas, que culminaram com a realização da Semana Estadual pela Cultura do Paz.

No mês de maio, por proposição do Deputado Estadual Péricles de Mello, realizou-se Sessão Solene na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, em homenagem aos 46 anos da FUEP, na qual homenageamos os seus dirigentes passados, atuais e futuros, representados pelo Pai André de Xangô, dirigente do Terreiro de Umbanda Tio Antonio; o Pai Andir de Souza, representado pela sua filha carnal e de santo Mãe Mara de Souza, atual dirigentes da Tenda Espírita São Jorge Guerreiro, e o preto-velho Pai Maneco, mentor espiritual do Pai Fernando Guimarães, que inspirou a edificação do Terreiro de Umbanda Pai Maneco, representado pela Mãe Pequena Camila Guimarães.

A seguir, iniciamos a jornada para estabelecer a representatividade da Umbanda na ASSINTEC, Associação Inter-religiosa de Educação, através da nossa participação efetiva na direção. A ASSINTEC é uma entidade civil de caráter educacional que atua em parceria com o poder público na efetivação do Ensino Religioso nas escolas do Paraná e no apoio pedagógico aos professores desta área do conhecimento.

Logo após, participamos do 10° Prêmio Atabaque de Ouro no RJ, com a maior delegação que o nosso estado já enviou. Foram 3 Curimbas representando os Umbandistas do Paraná, a Curimba do TUFOY – Tenda de Umbanda Filhos de Oxalá e Yemanjá campeã do 9° Prêmio, que fez a abertura, as Curimbas da TUROMM – Tenda de Umbanda Reino de Oxalá e Mãe Maria e do Terreiro de Umbanda Tio Antonio respectivamente, campeão e vice do 4° Festival Paranaense. Com a cantiga “Não só prá falar das Marias”, o Terreiro Tio Antonio conquistou o público e os jurados, tendo se tornado pela primeira vez Bi-Campeã do Atabaque de Ouro.

No dia 23 de novembro, realizamos o 5° Festival Paranaense de Curimbas, novamente no Guairão, que recebeu um público próximo a 2.000 Umbandistas, em que a Curimba do TUFOY – Tenda de Umbanda Filhos de Oxalá e Yemanjá, de Fazenda Rio Grande, num inédito Bi-campeonato, conquistou o direito de representar os Umbandistas do Paraná no 11° Atabaque de Ouro a realizar-se em 2015, com a cantiga “Oxum: a Guerreira do Amor”, de autoria do Pai Edson Verbaneck.

Por fim, estivemos reunidos na Fundação Cultural de Curitiba, com o seu presidente Marcos Cordiolli, sensibilizando-o quanto à necessidade de ampliar o espaço institucional da cultura afro-brasileira, quando estabelecemos a possibilidade da cessão das salas administradas pela FCC para as mais diversas atividades.

Em 2015, daremos uma especial atenção à campanha de associação “Sou Umbandista de Carteirinha”, com o mote de associar as pessoas que acreditam na idéia de que “juntos somos mais fortes e podemos mais”. Assim, estabeleceremos um calendário de visitas, iniciando na volta das atividades dos Templos em janeiro. A campanha de associação de umbandistas e templos tem objetivo de estabelecer uma aproximação de mão dupla, dos Templos para a FUEP e vice-versa, aumentando o número de associados e por decorrência a representatividade institucional da Federação, que deve ser de todos os médiuns, fiéis e simpatizantes do Paraná.

Ainda no próximo ano, reavivaremos o projeto da “Memória da Umbanda no Paraná”, para tanto, iniciaremos a realização de entrevistas que serão gravadas em áudio e vídeo, com as pessoas que fizeram e fazem a Umbanda no Paraná, com seus sucessores e com aqueles que possam nos ajudar a construir a história da Umbanda no nosso estado.

Outro projeto que estará na ordem do dia é a obtenção da utilidade pública federal, que nos habilitará a receber doações que poderão ser compensadas no Imposto de Renda das pessoas físicas e jurídicas, além de abrir as portas para outros aportes de recursos, tais como a realização de bazares com produtos apreendidos pela Receita Federal.

Por último, informamos que no ano que vem, com data prevista para acontecer em Jan/2015, realizaremos Assembléia Geral Extraordinária para a substituição dos cargos em vacância, na Direção Executiva, Conselhos Deliberativo e Fiscal, lembrando que para votar ou ser votado os associados deverão estar quites com a anuidade 2014/2015, até o dia de realização da AGE.

Dessa forma chamamos todos os umbandistas e simpatizantes a encarar junto conosco essa grandiosa tarefa. A nossa unidade é a nossa força!

Que Oxalá proporcione a todos um Feliz Natal e que Ogum nos traga um excelente Novo Ano repleto de conquistas e realizações.

Axé

*Paulo Tharcicio Motta Vieira – Paulão, é o atual diretor-presidente da Direção Executiva da FUEP – Federação Umbandista do Estado do Paraná e membro da corrente mediúnica do Terreiro de Umbanda Tio Antonio de Curitiba