↑ Retornar para A FUEP

Palavra do presidente

Saravá Umbandistas do Paraná,

Tivemos vários problemas, totalmente alheios á nossa vontade, relativos á atualização do site, que ficou desde Jul/2012 sem receber a devida atenção. Isso ocasionou um incontável número de mensagens e comentários não respondidos/tratados. Não queremos que isso volte a acontecer, e desta forma, a solução que adotaremos para evitar a repetição deste fato tão desagradável, será assumir pessoalmente a atualização do site, analogamente ao que já ocorre no blog (http://fuep.blogspot.com).

Assim, á partir desta data, criamos a página “Fale com o presidente”, onde poderão ser postados todos os assuntos inerentes a associação á FUEP, tanto de médiuns (pessoas físicas) quanto de templos (pessoas jurídicas), assim como as dúvidas e qualquer outro assunto que os leitores e/ou associados acharem pertinentes.

A FUEP tem base estadual, no estado do Paraná, mas, em conformidade com o seu Estatuto Social (ver última atualização, aprovada na AGE realizada em 19/08/2015) e Regimento Interno (Gestão 2013/2017) ambos publicados na íntegra na respectivas páginas do site e do blog, não existe limitação geográfica para a associação, sendo no entanto necessário, o cumprimento das condições dispostas nos dois documentos, bem como da legislação pertinente.

Buscando a aproximação e a interiorização da FUEP, buscaremos cumprir o Artigo 5°, Parágrafos 4° e 5° do Regimento Interno, que propõe, respectivamente um calendário de visitas aos templos e a instalação de sub-sedes regionais, que reproduzimos abaixo:

PARÁGRAFO QUARTO – Dentre as atividades permanentes de aproximação da Diretoria da FUEP com os médiuns e freqüentadores dos templos associados, serão realizadas visitas periódicas, em dias de Gira, com calendário definido a partir da realidade de cada templo. O calendário, após definido será amplamente divulgado para conhecimento de todos.

Subsedes regionais da FUEP

Subsedes regionais da FUEP

PARÁGRAFO QUINTO – As 08 (oito) Sub-sedes Regionais propostas são:

a) Campos Gerais: Ponta Grossa e Região;

b) Centro: Guarapuava, Irati e Região;

c) Capital: Curitiba, Região Metropolitana e Litoral;

d) Noroeste: Maringá e Região;

e) Norte: Londrina e Região;

f) Oeste: Cascavel, Foz do Iguaçu e Região;

g) Sudoeste: Palmas, Pato Branco e Francisco Beltrão e Região;

h) Sul: União da Vitória e Região.

PARÁGRAFO SEXTO – As sub-sedes regionais serão estruturadas a partir de contatos já existentes e novos, a serem efetivados pelos integrantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e Diretoria-Executiva, convidando dirigentes e médiuns de templos já contatados a auxiliarem na estruturação da FUEP em todo o Estado do Paraná.

Vamos criar também uma página de “Associe-se”, que terá o objetivo de responder as perguntas mais comuns, bem como páginas com o “passo-a-passo” para associação de médiuns e templos, legalização de templos, reconhecimento de dirigentes espirituais (Ministros religiosos Umbandistas), dentre outros assuntos que sejam considerados essenciais para ocuparmos o nosso espaço de fato e de direito, junto á sociedade.

Desta forma, esperamos constituir um fórum democrático de relacionamento com os Umbandistas, já na nova fase que pretendemos instalar na Direção Executiva da FUEP, que no primeiro momento buscou conquistar a confiança, propondo ações e atividades, mas que agora entendemos seja o momento de ouvir aos Umbandistas, e saber o que esperam de uma Federação, somente assim, poderemos efetivamente fazer parte do dia-a-dia dos milhares de templos, seus médiuns e frequentadores.

Paulo Tharcicio Motta Vieira

Presidente da Diretoria Executiva

Gestão 2013/2017

Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo – 2016

Por Paulo Tharcicio Motta Vieira* Prestando contas Chegamos ao final de 2015, ano do 107º aniversário da Umbanda, com a sensação do dever cumprido, ainda que parcialmente. Não se pode, entretanto, deixar de apontar que a Direção da FUEP sofreu certo esvaziamento, fruto das atribuições pessoais e/ou profissionais dos seus membros ou ainda por afastamento …

Ver página »

Aos Umbandistas do Estado do Paraná

Por Paulo Tharcicio Motta Vieira* Se primeiramente os cultos afro-brasileiros representavam a resistência cultural e religiosa dos negros africanos que para aqui vieram escravizados, e posteriormente dos seus descendentes, aos poucos foram cedendo espaço á sociedade branca e cristã, mais poderosa, que acabou resultando em religiões sem cunhos étnicos, raciais, geográficos e de classes sociais, …

Ver página »

Feliz Natal e Excelente Ano Novo – 2014

Por Paulo Tharcicio Motta Vieira Chegamos ao final de 2014, contabilizando mais algumas vitórias para a Umbanda, que nesse ano completou o seu 106° aniversário, e para os Umbandistas. Entretanto, não podemos deixar de notar que a Direção da FUEP sofreu certo esvaziamento, fruto das atribuições pessoais e/ou profissionais dos membros da direção ou ainda …

Ver página »

Mensagem de Ano Novo – 2017

Ver página »

Mensagem de final de ano – 2015

Por Paulo Tharcicio Motta Vieira Saravá Dirigentes, Médiuns e Simpatizantes dos Terreiros do Estado do Paraná Retomamos a campanha de associação “Sou Umbandista de Carteirinha”, uma vez que entendemos que a FUEP necessita de recursos para a sua manutenção e realização das atividades de representação. Como a chácara não surtiu o resultado esperado, transformando-se num …

Ver página »

8 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. rodrigo

    ola boa tarde gostaria de mais informacoes arespeito das vagas oferecidas pela federacao e quais seus pre requizitos? Como faco pra me escrever na vaga de superfisor pra fiscalizar as casas que estao inregulares obrigado aguardo resposta axe.

    1. admin

      Não temos fiscais nem supervisores para fiscalização dos templos associados, a FUEP tem um papel cartorial (administrativo e jurídico), não interferindo na liturgia dos templos.

  2. Luiz Cesar

    Boa tarde!

    Moro na cidade de Fazenda Rio Grande na região metropolitana de Curitiba no Paraná.
    Venho através deste email, me informar de quais são os procedimentos legais a serem tomados para a abertura de um Templo Religioso baseado na filosofia de quando foi fundada a Umbanda no Brasil em 1908 pelo saudoso Zélio Fernandino de Moraes, pois recebemos à instrução dos mentores, Caboclo Sete Penas Verdes, do Preto Velho João de Angola, Cigano Pablo e dos médicos espirituais que se prontificam a ajudar nos trabalhos de cura, todos a mando do Orixá maior Oxalá.
    Pois a pessoa que foi usada pela espiritualidade, para passar a mensagem, já foi Pai de Santo pelo Candomblé, na cidade de Nova Iguaçú RJ e hoje frequenta o espiritismo Kardecista aqui no PR.
    Todos os trabalhos serão de caridade pura, sem distinção de classe, credo, cor e sexo, dedicados a curas e ajuda espiritual.
    Não faremos sacrifícios de animais, não trabalharemos com Quimbanda e ainda teremos como filosofia e doutrina o Evangelho Segundo o Espiritismo, usaremos algumas imagens, incenso, água, ervas e sem o uso de velas, pois os espíritos de luz tem a luz própria.
    Gostaríamos de saber se poderemos ser filiados à esta entidade, mas os trabalho sendo feitos o nosso Saudoso Zélio Fernandino de Morais, junto com o caboclo sete flechas e demais espíritos de luz deram seguimentos aos trabalhos de caridade e de luz ou?
    Abraços Fraternos e muita luz em sua caminhada terrestre!

    1. admin

      Veja a seção FUEP Legal, se persistirem dúvidas mande uma e-mail para umbanda.parana@gmail.com. Axé!

  3. Rogel Cavazotti

    Bom dia, meu nome é Rogel Cavazoti, resido em Mafra-SC, sou Médium Umbandista e estou a procura de um Centro, Terreiro de Umbanda em Curitiba-PR, mais como eu não conheço nenhum e tenho certo receio de me adentrar em terreno desconhecido, estou solicitando seu auxilio.
    Como Mafra fica próxima de Curitiba-PR, inclusive é divisa com Rio Negro PR, peço o seu auxilio na questão de me fornecer nome de terreiro em Curitiba-PR, Quitandinha-PR , Fazenda Rio Grande, que ficam mais próximos da minha cidade, gostaria que o senhor me fornece aqueles que o senhor conhece que são de grande Axé, sei que é difícil pra o senhor que é Presidente de Federação me indicar terreiros, mais pode ficar tranquilo que manterei sigilo.
    A Preferencia é que tenha gira nos sábados a tarde ou a noite.

    Muito obrigado pela sua atenção
    Rogel Cavazotti
    Mafra-SC

    1. admin

      Estamos procedendo um levantamento atualizado dos terreiros do PR, mas você pode verificar os terreiros associados no blog: http://fuep.blogspot.com. Axé.

  4. Marcelo

    Boa tarde, gostaria de um contato para conversarmos. Gostaria de saber como é para se filiar, bem como minha casa, sobre a questão de valores, e a legalização de terreiro. Meu falecido avô tocou o terreiro, onde temos o estatuto registrado em 1962, quando e desde que ele faleceu em 2000 eu toco a casa. Gostaria de conversar pessoalmente, Meu celular é 9152-9205. Desde já agradeço.

    1. admin

      Como ser Associado Coletivo (Pessoa Jurídica: Associações, Cabanas, Centros, Ilês, Tendas, Terreiros e demais denominações de Templos Umbandistas).

      – A partir de 01/03/2014 os “Certificados de Associação do Templo á FUEP” e as carteiras de “Identificação de Dirigente Espiritual Umbandista”, serão emitidos sem a data de vencimento, uma vez que seria obrigatório substituí-lo anualmente.

      – A Taxa de Anuidade no valor atual de R$ 480,00 (Quatrocentos e oitenta Reais), pode ser paga através de depósitos mensais no valor de R$ 40,00 (Quarenta reais), na confirmação da associação, a partir da 3ª. Mensalidade (anuidade dividida em 12 meses) serão emitidos os Certificados e Identificação do dirigentes, somente será validadas com a apresentação do recibo, boleto quitado, ou outra forma de comprovação da quitação da mensalidade/anuidade em vigência.

      – a 2ª. Via eventual do novo “Certificado de Associação do templo á FUEP” e a “Identificação de Dirigente Espiritual Umbandista”, serão cobrados dos associados, no valor de R$ 40,00 (Quarenta Reais) cada um.

      Passo a passo:

      1 – Leia atentamente o Estatuto Social e o Regimento Interno, analisando se existe a concordância com os princípios e normas previstas nos dois documentos.

      2 – Preencha a Ficha para Cadastro de Associados Coletivos (ver anexo)

      3 – Deposite o valor da primeira parcela (R$ 40,00) ou o valor total da anuidade (R$ 480,00) na conta-corrente abaixo e envie o comprovante do depósito juntamente com a Ficha de Associação devidamente preenchida, através do e-mail

      – Se parcelado, o vencimento das parcelas será sempre no último dia do mês.
      Banco do Brasil (001) – Agência 1244-0 – Conta corrente: 46.000-1
      Nome: FUEP – CNPJ: 77.798.205/0001-99
      4 – Após a confirmação do pagamento será emitido o Certificado de Templo Associado á FUEP e a Identificação de Dirigente Espiritual Umbandista (Ministro religioso).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>