Retornar para Novos Projetos 2017

Evangelização para Crianças

Uma das necessidades, reconhecida por todos os Dirigentes Umbandistas consultados, é a evangelização das nossas crianças, tendo em vista que o conhecimento pleno da religião é que vai dar a segurança necessária para que não sejam alvos de piadas e outras formas de provocação que costumam ocorrer.

Sabe-se que o conhecimento é a melhor forma de desmanchar qualquer preconceito e discriminação, assim, uma vez instruídos, eles poderão contrapor qualquer argumento contrário e difamante sobre a religião.

Além disso, evangelizar significa repassar os fundamentos da nossa religião e iniciar a preparação dos futuros Médiuns dos Terreiros, que aprendendo desde a primeira idade, terão a condição de se tornar Médiuns melhores e mais preparados para as atividades de intermediação com a espiritualidade.

Então mãos à obra, vamos nos ocupar e ensinar a Umbanda aos nossos pequenos. Afinal, entre eles ficarem à toa durante as Giras ou aprendendo com o método ora proposto, não será necessário grande investimento.

Dessa forma, anexo a versão final da Cartilha para Evangelização Infantil proposta pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da FUEP, onde consta o método e o programa das aulas, que em princípio são em número de 10, necessárias e suficientes para constituir-se em excelente ferramenta de ensino dos fundamentos da Umbanda para as nossas crianças.

A proposta prevê atualizações anuais, quando devem ser incluídos as melhorias propostas pelos educadores que eventualmente ministrem o curso. Portanto, anualmente convocaremos reunião para atualização da cartilha.

As especificidades conceituais das aulas (Ritos e Liturgia) foram deixadas de fora propositalmente para que cada casa faça a adaptação necessária aos fundamentos da sua raiz de Umbanda.

Por último, é de suma importância a validação prática do método, por isso, somente a partir da sua implementação serão conhecidas as alterações necessárias para o objetivo inicialmente proposto da Evangelização dos pequenos Umbandistas.

Cartilha para Evangelização das crianças

Clique aqui, para ter acesso à Cartilha: Evangelização e Fundamentação de Umbanda para Crianças – Fevereiro-2017