«

»

jan 02 2016

Feriados de 2016

calendario_site

É sempre bom um feriado, principalmente quando é prolongado – o feriadão -, são momentos aproveitados no lazer ou na convivência com a família, uma recarga nas energias, desgastadas por um dia a dia frenético e massacrante de dezenas de compromissos.

Mas, por falar em feriados, é oportuno lembrar da grita geral promovida pelos empresários da FIEP e da Associação Comercial de Curitiba, quando foi aprovado o feriado do dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, num tributo a Zumbi dos Palmares.

Alegaram que o comércio teria um “prejuízo” da ordem de 160 milhões de reais, sem a mínima satisfação para os trabalhadores, que ao fim e ao cabo são os produtores dessas riquezas e pior ainda com o povo brasileiro residente em Curitiba, uma vez que a luta de Zumbi pela liberdade dos negros escravizados em nosso país, foi precursora da luta pela nossa independência.

Assim, Zumbi é um herói nacional, que tanto os nossos empresários – que solicitaram o parecer -, quanto os nossos legisladores, não souberam ou não quiseram homenagear, uma vez que o feriado acabou suspenso por decisão do Tribunal de Justiça (TJ/PR).

Ao analisarmos os feriados de 2016, – entre nacionais e municipais – constatamos, ainda, a forte presença do tempo em que não havia separação entre a Igreja Católica e o Estado, o que em tese, já ficou para trás, pois vivemos um tempo de “laicidade do estado”.

Os feriados da capital são regulamentados por lei, sendo que três deles por leis municipais: Paixão de Cristo, Corpus Christi e o dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira da capital paranaense.

Os demais, Confraternização Universal, Tiradentes, Dia do Trabalho, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados, Proclamação da República e Natal são estabelecidos anualmente por leis federais.

Dessa forma, temos 6 feriados religiosos, todos cristãos/católicos: Paixão de Cristo, Corpus Christi, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal

Em Curitiba, além dos feriados estabelecidos em lei, existem ainda os chamados “facultativos”, que não estão previstos em lei e dependem da intervenção do prefeito municipal para que sejam validados.

Dentre ele, encontra-se, por exemplo o feriado de Carnaval, que em 2016, será comemorado no dia 9 de março – uma terça-feira. É a terça-feira “gorda”, assim chamada por ser o último dia antes da quaresma, que se inicia na quarta-feira de cinzas, período de jejum ou de refeições regradas para os cristãos.

No rol dos recessos facultativos da capital paranaense também estão incluídos o dia em comemoração à Fundação de Curitiba (29/03); Dia do Funcionário Público (28/10) e Emancipação Política do Paraná (19/12).

Confira os feriados previstos para 2016, que não será muito benevolente com os feriados, uma vez alguns caem no domingo e outros no meio da semana:

Janeiro

1º – sexta-feira: Dia da Confraternização Universal
Feriado estabelecido pela Lei Federal nº 662, de 6 de abril de 1949

Fevereiro

9 – terça-feira: Carnaval (Facultativo)

Março

25 – sexta-feira: Paixão de Cristo
Feriado estabelecido pela Lei Municipal nº 3015, de 24 de agosto de 1967

29 – terça-feira – Fundação de Curitiba

Abril

21 – quinta-feira: Tiradentes
Feriado estabelecido pela Lei Federal nº 1266, de 6 de dezembro de 1950

Maio

1 – domingo – Dia do Trabalho

26 – quinta-feira – Corpus Christi

Junho, Julho e Agosto

Não há feriado.

Setembro

7 – quarta-feira – Independência do Brasil
Feriado estabelecido pela Lei Federal nº 662, seis de abril de 1949.

8 – quinta-feira: Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
Feriado estabelecido pela Lei Municipal nº 3015, de 24 de agosto de 1967

Outubro

12 – quarta-feira: Nossa Senhora Aparecida
Feriado estabelecido pela Lei Federal nº 6802, de 30 de junho de 1980

28 – sexta-feira: Dia do Funcionário Público (Facultativo)

Novembro

2 – quarta-feira – Finados
Feriado estabelecido pela Lei Federal nº 3015 de 24 de agosto de 1967

15 – terça-feira: Proclamação da República e dia Nacional da Umbanda

Dezembro

19 – segunda-feira: Emancipação Política do Paraná (Facultativo)

25 – domingo: Natal
Feriado estabelecido pela Lei Federal nº 662, de seis de abril de 1949

Sobre o autor

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>