↑ Retornar para Fatos e Fotos

3° Seminário – 2013

O “3° Seminário de Cultura e Cidadania Umbandista do Estado do Paraná”, promovido pela FUEP e pelos Terreiros associados foi um sucesso, contando com a presença de mais de 150 participantes, entre médiuns e dirigentes de terreiros.

3° Seminário_3

 

Inicialmente foi feita a apresentação do projeto do Congresso Nacional de Umbanda a realizar-se em 2014, onde será aprovada a “Carta Magna da Umbanda”. O expositor foi o Pai Ortiz Bello, dirigente do Templo Portais de Umbanda de São Paulo, coordenador do MPU – Movimento Político Umbandista, com o apoio do Pai Vladmir de Oxóssi, dirigente do Templo de Umbanda Pai Oxalá e Caboclo Pena Azul e de Silvia Correa, secretária do MPU.

Após a apresentação do projeto, abriu-se o debate, para o esclarecimento dos pontos mais polêmicos da Carta.

Com as intervenções do plenário levantaram-se alguns pontos que requerem o aprofundamento das discussões, no sentido de aprimorar a “Carta Magna da Umbanda”, notadamente no seu aspecto inclusivo, dentre os quais podemos citar:

– a questão da legitimidade/representatividade do grupo que se propõe e realizar o Congresso e aprovar a Carta;

– editar a Carta com nova redação, excluindo superlativos e aprimorando o seu conteúdo;

– a realização de fóruns locais, com discussão dos pontos polêmicos, dentre os quais: a questão da participação da mulher, aborto, homossexualidade, eutanásia/suicídio, preconceito racial, preconceito religioso, cobrança no atendimento a assistidos e o sacrifício ritualístico de animais; outros pontos que venham a ser levantados nos fóruns.

Dessa forma estabeleceu-se um calendário para continuação das discussões, proposto pela FUEP, com as seguintes ações:

AGO/2013 : Reunião ampliada do Conselho Deliberativo da FUEP (com a participação da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal)

SET/2013 : 1° Fórum Estadual de discussão da “Carta Magna da Umbanda – 1a. parte do documento base; aberto a todos os interessados, com a participação de equipe multidisciplinar (psicólogos, advogados, representantes dos movimentos sociais, que possam auxiliar a dirimir as dúvidas) .

OUT/2013 : 2° Fórum Estadual de discussão da “Carta Magna da Umbanda” – 2a. parte do documento base; aberto a todos os interessados, com a participação de equipe multidisciplinar (psicólogos, advogados, representantes dos movimentos sociais, que possam auxiliar a dirimir as dúvidas).

MAR/2014 : 4° Seminário Estadual “Vida e Cidadania Umbandista”, aberto a todos os interessados, com a mais ampla convocação, para o fechamento da proposta do estado do Paraná ao Congresso Nacional da Umbanda e eleição dos delegados do estado ao Congresso Nacional da Umbanda.

3° Seminário_2

3° Seminário_1

3° Seminário_3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>